sexta-feira, 25 de março de 2011

Dez dicas para evitar lesões no trabalho


• A cada 25 minutos de trabalho de digitação, faça uma parada de 5 minutos;
• A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
• Beba água regularmente ao longo do dia;
• Tenha postura adequada: ombros relaxados, mantenha os pulsos retos e apoie-se no encosto da cadeira;
• Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
• Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
• Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas;
• Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer, estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso
• Monitor – você deverá estar a uma distância mínima de 50 cm e máxima de 70 cm dele, ou, de maneira prática, a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço. A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situe entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão;
• Faça alongamentos.



Musculação para Hipertensos


A Sociedade Brasileira de Cardiologia e os órgãos competentes internacionais recomendam que os indivíduos hipertensos iniciem programas de exercícios físicos regulares, desde que submetidos a uma avaliação clínica prévia. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, com frequência de 3 a 5 vezes por semana e em sessões de 30 a 60 minutos de duração.
Diversos estudos vêm comprovando os benefícios da atividade física para o tratamento da hipertensão, não só otreinamento aeróbio (caminhada, corrida, natação etc), como também o treinamento resistido .Esses exercícios caracterizam-se pela contração do músculo contra uma resistência externa, e são comumente denominados exercícios de musculação.
A prática de musculação com hipertensos deve ser cuidadosamente controlada, sendo que as principais recomendações expostas na literatura científica apontam para a não realização de exercícios isométricos e de alta intensidade, que visam à melhora da força e a hipertrofia muscular. A contra-indicação destes tipos de exercícios se deve aos efeitos de aumento súbito e imediato da pressão arterial, o que em pessoas com hipertensão podem gerar lesões e até mesmo rompimento de vasos sangüíneos. Devemos trabalharutilizando cargas leves a moderadas e controlando a respiração durante o movimento, assim teremos uma diminuição da pressão arterial em repouso, o que coloca a prática de exercícios contra resistência como uma aliada no tratamento dessa doença.
É necessario medir a pressão arterial antes de começar a sua rotina de exercicios , para averiguar se os valores estao controlados. O monitoramento periódico propicia uma avaliação mais adequada da eficácia dessa atividade.
Após a musculação procure fazer uma sessão de 10 a 15 minutos de alongamento, pois além da melhora da postura, ajudam a oxigenar a musculatura, trazendo um relaxamento e uma sensação de bem estar.
Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Musculação Para Hipertensos por Alessandro Martinez 






Que foi Friedrich Fröbel?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPQUXunwecHv_hSDgM3bQwR7qo04FfOd4GVPMURkrBMkrSr4l7ri1pjWVMBsMzzGDSGN7s5Ep2YoFni2OXdVh1hGGula0YzeAaoxJnsAhZD5tEPhyphenhyphencjsAk2jvdi6aCBynIVygS18GAnho/s1600/Frederick-Froebel-Bardeen.jpg

Friedrich Wilhelm August Fröbel foi um pedagogo (escola Pestalozzi) alemão.

O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas – idéia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. O nome reflete um princípio que Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.

Esses princípios e sua crença determinaram alguns de seus postulados tais como:

  • o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade;
  • o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede;
  • o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: vão desde que o homem nasce até a adolescência.

Suas ideias reformularam a educação. A essência de sua pedagogia são as ideias de atividade e liberdade.

Trabalhou com Pestalozzi, e embora influenciado por ele, foi totalmente independente e crítico, formulando seus próprios princípios educacionais. Seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia.

Em 1837 Fröebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A criança se expressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida.

Frobel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas:

  • a infância
  • a meninice
  • a puberdade
  • a mocidade
  • a maturidade

Todas estas fases eram igualmente importantes. Observava portanto a gradação e a continuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases de crescimento. Enfim, a educação da infância se realiza através de três tipos de operações:

  • a ação,
  • o jogo
  • o trabalho.

Fröebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas.

Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem : blocos de construção que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem. O desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contato com a natureza.

Fröebel afirma em sua obra A educação do homem (1826) que "a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, originariamente se elevara acima do plano animal e continuara a se desenvolver até a sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".

Esse conceito de parte-todo foi um dos mais bem desenvolvidos por Fröbel. Cada objeto é parte de algo mais geral e é também uma unidade, se for considerado em relação a si mesmo. No campo das relações humanas, o indivíduo é, para ele, uma unidade, quando considerado em si mesmo, mas mantém uma relação com o todo, isto é, incorpora-se a outros homens para atingir certos objetivos.


Exercícios diminuem vontade de fumar maconha


Um estudo realizado por pesquisadores americanos mostrou que praticar exercícios diminui a vontade de fumar maconha e, consequentemente, o uso da substância.

Os cientistas, do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, avaliaram 12 participantes – oito mulheres e quatro homens -, que foram escolhidos porque eram usuários de maconha e não queriam fazer tratamento para parar de fumar.

Após algumas sessões de corrida em esteira - 10 a 30 minutos diários por duas semanas -, a fissura (desejo de fumar) e o uso da maconha caíram pela metade entre os voluntários.

Segundo um dos autores do estudo, Peter Martin, diretor do Centro de Toxicodependência da universidade, a redução começou logo após uma semana de exercícios.

- Não é possível tratar o vício em maconha com medicamentos, o que torna esse problema ainda maior. Esse é o primeiro estudo a mostrar que as atividades físicas podem reduzir o uso da substância em pessoas que não querem parar de fumar.

Para o co-autor do estudo, Mac Buchowski, diretor do Laboratório de Balanço Energético da universidade, novos estudos irão ampliar o conhecimento sobre o papel da atividade física na saúde.

- Abrimos uma porta para avaliar os exercícios como forma de prevenção e tratamento do vício em maconha. Um hábito que parece inocente (fumar maconha) pode, na verdade, se tornar uma doença que precisa de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário