quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Exercícios físicos aeróbicos e a prevenção das doenças coronarianas


A prática regular de exercícios físicos aeróbicos como caminhar, correr, pedalar ou nadar, é capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas, no entanto, a magnitude desta redução varia de acordo com a população estudada e a metodologia empregada nos diversos estudos publicados sobre o tema.
Uma metanálise (revisão dos resultados de vários estudos) avaliou a magnitude da redução do risco de doença arterial coronariana (DAC), obtida através da prática regular de exercícios físicos aeróbicos. A DAC caracteriza-se pela formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, sendo a principal causa da angina do peito e infarto do miocárdio (conhecido popularmente como ataque cardíaco).
O Dr. Jacob Sattelmair e seus colaboradores (Harvard School of Public Health, Boston, Estados Unidos) concluíram que os indivíduos que praticavam o equivalente a 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados semanalmente, tempo mínimo recomendado pelas diretrizes médicas, obtiveram uma redução de 14% do risco de DAC, quando comparados com indivíduos sedentários. Aqueles que praticavam cerca de 300 minutos semanais obtiveram uma redução do risco ainda maior, ou seja, em torno de 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário