quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As artes marciais e a qualidade de vida

Davi Rodrigues Poit



Certamente você já ouviu falar quase tudo sobre artes marciais, para o bem e para o mal. Entretanto, quando você conversa com pessoas esclareci-das e bem informadas, o consenso é total no que diz respeito ao retorno físico, mental e espiritual que uma arte marcial bem praticada propicia a quem a procura.
As artes marciais mais tradicionais usam o sufixo ‘Dô’ em seus nomes: Aikidô, Kendô, Judô, Karatê-dô etc. O ‘Dô’ tem como significado simbólico o caminho, a conduta, o modo de vida e a atitude do praticante; ou seja, é mais do que um conjunto de técnicas seculares e eficientes de defesa pessoal. Podemos afirmar que as artes marciais são um meio para o aprimoramento do ser humano de uma maneira substantiva.
Assim, surge uma pergunta: como e por que ocorre este propalado bem-estar? E por que ocorre nas três dimensões; física, mental e espiritual? A seguir, vamos analisar estas questões.
- Físico: Nas aulas, em geral, são desenvolvidos exercícios físicos vigorosos que, adequados ao tempo de treino e ao nível técnico do participante, propiciam retorno físico em curtíssimo espaço de tempo. A prática milenar destas artes nos permite, ao lado da ciência da psicomotricidade humana, contemplar o corpo em todas as suas necessidades de movimentos.
- Mente: As atividades possuem uma contínua exigência física e mental. Não é possível treinar sem pensar no que se está fazendo; assim, deixamos de lado os problemas que nos afligem no dia-a-dia e reservamos alguns momentos para pensar naquilo, e somente naquilo, que estamos fazendo. Além de um excelente exercício de cognição, é um presente que nos damos conscientemente a cada aula.
- Espírito: Neste item reside o ‘grande segredo das artes marciais’. Poucos o atingem, seja pela superficialidade com que treinam, seja pela dificuldade de entender o que a filosofia das artes marciais preconiza. Ou, ainda, por treinar visando apenas a resultados imediatos, como a competição ou a perda de peso. A filosofia é a busca da paz interior por meio de um corpo e uma mente saudáveis, apoiado em relações interpessoais de respeito e admiração, com uma pitada de assertividade e ações pró-ativas. Enfim, é a união saudável, promissora e desejável do corpo, mente, energia e alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário